Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça no Blog do WikiParques


Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Espirito Santo
Município: Alegre
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 162,5 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 2.791-ES, de 24 de agosto de 1984 (Desapropriação da área) e instituído e ampliado pelo Decreto nº Nº 2220-R, de 19 de fevereiro de 2009
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
Contatos: Endereço: Gerência de Recursos Naturais - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Jardim América - Cariacica/ES

CEP: 29.140-500 E-mail: 1. pecf@iema.es.gov.br

Chefe da Unidade: Erica Rodrigues Munaro Gabrig Turbay

Localização

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre, distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km da capital do Espírito Santo.

Como chegar

O acesso se dá por estrada pavimentada com calçamento de paralelepípedo, em perfeitas condições de tráfego de veículos de pequeno porte.

Ingressos

Para a visitação não é necessário agendar, a não ser se o grupo for muito grande.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Objetivo geral: preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Objetivos específicos: I. Proteger os fragmentos florestais remanescentes localizados na área; II. Desenvolver o turismo sustentável regional, integrado às condições naturais dos ecossistemas, das paisagens e belezas cênicas; III. Desenvolver programas setoriais, incluindo o turismo, educação, fiscalização e monitoramento ambiental; IV. Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área da ecologia aplicada, biologia, geologia, hidrologia e outras de interesse para a conservação e preservação dos ecossistemas naturais; V. Contribuir para a instalação de processos naturais de recuperação dos ecossistemas e para a recuperação induzida, de acordo com projetos definidos no Plano de manejo e aprovados pelo IEMA, ouvido o Conselho Consultivo; VI. Implantar equipamentos e serviços necessários à consecução dos objetivos específicos constantes deste decreto.

Histórico

Teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S.

Atrações

Cachoeira da Fumaça, uma queda de 144m de altura.

Aspectos naturais

O Parque protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim. A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. Ao longo do rio a paisagem apresenta cascatas e corredeiras.

Relevo e clima

Fauna e flora

Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1831

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=17184

http://alegre.es.gov.br/site/index.php/a-cidade/turismo/cachoeira-da-fumaca