Parque Municipal de Tabuazeiro

De WikiParques
Revisão de 23h15min de 24 de outubro de 2017 por Monica.caroline (discussão | contribs) (Monica.caroline moveu a página PARQUE DE TABUAZEIRO para Parque Municipal de Tabuazeiro: correção)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Encravado nos contrafortes do Maciço Central de Vitória, o Parque Municipal de Tabuazeiro foi implantado em uma área remanescente de um sítio agrícola.

No local, são encontradas inúmeras árvores frutíferas, como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore mais significativa, o secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro, que originou o nome do parque, inaugurado em setembro de 1996.

Nesse ambiente que remete à tranquilidade do interior, espécies remanescentes de Mata Atlântica reforçam as belezas da paisagem verdejante. Duas nascentes formam um lago e o córrego que corta a área baixa do parque. Répteis, mamíferos e aves desfilam pelo território, de mais de 50 mil metros quadrados.

Trilhas íngremes levam a pontos privilegiados para a observação da região. Além disso, o parque conta com viveiro e horta de plantas medicinais e faz distribuição de mudas para a comunidade e instituições interessadas. Para completar a diversão, há campo de futebol society, quadra poliesportiva e playground.


http://www.vitoria.es.gov.br/mapa.php?tipo=3&geo=27&forma=g&layer=50

Parque Municipal de Tabuazeiro
Esfera Administrativa:
Estado: Espirito Santo
Município: Vitória es
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: mais de 50 mil metros quadrados.
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Telefone: (27) 3132-7291 (administração).

Localização

Como chegar

Chega-se ao parque pela rua Santos Dumont, no bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a rua Jácomo Forza - Ver no mapa

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Alem da fauna e da flora presentes já citadas acima: há campo de futebol society, quadra poliesportiva e playground.

Aspectos naturais

Relevo e clima

tropical quente e chuvoso, sem uma estação fria definida.

Fauna e flora

No local, são encontradas inúmeras árvores frutíferas, como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore mais significativa, o secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro, que originou o nome do parque Nesse ambiente que remete à tranquilidade do interior, espécies remanescentes de Mata Atlântica reforçam as belezas da paisagem verdejante. Duas nascentes formam um lago e o córrego que corta a área baixa do parque. Répteis, mamíferos e aves desfilam pelo território

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/parques