Página principal

O Wikiparques permite criar, editar, debater verbetes e postar fotos sobre as nossas áreas protegidas, as chamadas Unidades de Conservação, sejam elas federais, estaduais, municipais ou privadas. Juntas, elas cobrem uma área 1,5 milhões de Km2, ou 17% do território do Brasil.

É possível interagir ou criar verbetes sobre as 12 categorias de Unidades de Conservação brasileiras. Por exemplo, Parque Nacional, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN).

Para participar basta se cadastrar. Acesse os tutoriais para abrir uma conta, editar um verbete, criar um novo verbete, inserir uma foto e participar do fórum de cada Unidade de Conservação.

O Wikiparques é um projeto da Associação O Eco, a mesma ONG e a mesma equipe responsável pela publicação do site ((o))eco, de jornalismo ambiental. O apoio para desenvolvê-lo é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Ele usa uma adaptação do software aberto da Wikipedia. Para dar sugestões sobre como melhorar o site, acesse a página "Converse sobre o Wikiparques"

Obrigado pela sua participação, esperamos que vocês gostem.

Equipe ((o))eco e Wikiparques

Últimas fotos

Leia em ((o))eco

Tatu-bola, nova e maior área protegida de Pernambuco
A criação do Refúgio da Vida Silvestre com nome do mascote da Copa 2014 protegerá um trecho de Caatinga e outras espécies raras da região.

Curitiba é pioneira ao incentivar a criação de reservas particulares, mas custos ainda são altos
A capital do Paraná se destaca um modelo para a conservação através da criação de reservas privadas de proteção ambiental.

Um passeio virtual pelos cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra
Através de imagens de satélite, fotos interativas em 3D e muitos outros recursos, conheça mais sobre este parque que abriga um dos maiores cânions das Américas.