Página principal

O Wikiparques permite criar, editar, debater verbetes e postar fotos sobre as nossas áreas protegidas, as chamadas Unidades de Conservação, sejam elas federais, estaduais, municipais ou privadas. Juntas, elas cobrem uma área 1,5 milhões de Km2, ou 17% do território do Brasil.

É possível interagir ou criar verbetes sobre as 12 categorias de Unidades de Conservação brasileiras. Por exemplo, Parque Nacional, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN).

Para participar basta se cadastrar. Acesse os tutoriais para abrir uma conta, editar um verbete, criar um novo verbete, inserir uma foto e participar do fórum de cada Unidade de Conservação.

O Wikiparques é um projeto da Associação O Eco, a mesma ONG e a mesma equipe responsável pela publicação do site ((o))eco, de jornalismo ambiental. O apoio para desenvolvê-lo é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Ele usa uma adaptação do software aberto da Wikipedia. Para dar sugestões sobre como melhorar o site, acesse a página "Converse sobre o Wikiparques"

Obrigado pela sua participação, esperamos que vocês gostem.

Equipe ((o))eco e Wikiparques

Últimas fotos

Leia em ((o))eco

Áreas protegidas geram 600 bilhões de dólares por ano
Estudo sobre unidades de conservação calculou número de visitantes em áreas protegidas em todo o mundo e os benefícios econômicos.

O Jalapão visto do espaço
O Parque Estadual do Jalapão é um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o Cerrado. Veja como as estações do ano mudam sua paisagem.

Uso público nos Parques Nacionais é um direito civil
Parna de São Joaquim mostra que quando a comunidade conhece a unidade, seus cidadãos se organizam para defender o direito de usufruto da área.