Parque Estadual de Palmas
Parque Estadual de Palmas |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Parana |
Município: Palmas |
Categoria: Parque |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 180,12 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto 1530 de 02 de outubro de 2007 |
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Ambiental do Paraná |
Contatos: Unidade de Conservação:
Endereço: Rua Engenheiros Rebouças 1206 - Rebouças/IAP/DIBAP - Curitiba/PR CEP: 80.215-100 E-mail: 1. ucsparana@iap.pr.gov.br Telefone: 1. (41) 3213-3462 |
Índice
Localização
Porcao sudoeste do 3 planalto.
Como chegar
Distando 380km de Curitiba, a capital do Estado, Pamas, tem acesso pelo seguinte itinerário: pela BR 280 até Horizonte, pela BR 153 até União da Vitória e pela BR 476 até chegar em Curitiba, sendo todas estas rodovias pavimentadas. Liga ao norte do Estado pela PR 170.
O Parque Estadual de Palmas dista 2 km do centro da cidade de Palmas e sua ligação é feita através de rua não pavimentada.
Ingressos
O Parque não está aberto à visitação.
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Proteger os ecossistemas da região, prezando pelos remanescentes de campos nativos e florestas de araucárias bem como a realização de atividades de educação ambiental, conscientização, pesquisas científicas e turismo sustentável.
Histórico
O Parque Estadual de Palmas foi criado através do Decreto 1.530 em 2 de outubro de 2007. A região de Palmas foi descoberta, segundo alguns historiadores, em decorrência das expedições dos bandeirantes datada já no início do século XVIII.
Atrações
Os ecossistemas da região é um grande atrativo para os visitantes, além das trilhas existentes no parque.
Aspectos naturais
O Parque Estadual de Palmas tem sua área banhada por dois rios: O Caldeiras, com aproximadamente 2,0 km de extensão, passando a nordeste do Parque; e o Lageado da Cidade, com aproximadamente 2,05 km de extensão, passando a noroeste.
A unidade de conservação apresenta atualmente uma cobertura vegetal que fitofisionomicamente representa com fidelidade a região dos campos planálticos sul brasileiros. Tem característica de Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista Montana).
Relevo e clima
O Parque localiza-se numa área de campo correspondente do Terceiro Planalto (planalto de Trapp do Paraná) na sub-divisão denominada vertentes do Planalto de Palmas e conta com relevo suave-ondulado a ondulado.
Floresta de clima subtropical, permanentemente úmido, com invernos frios, com formação de geadas e até precipitações de neve em ocasiões de muito frio.
Fauna e flora
A fauna apre senta importantes espécies raras: jaguatirica, gato do mato, gambás, capivara, tatu, cutia, bugio e lebre. Entre as aves: codornas, perdizes, pombas, gralha azul e branca, tirivas, quero-quero, papagaios e maracanas, alem de cobras e lagartos diversos. Area com mata e campos nativos, formada por grande reserva remanescente de pinheiros araucaria.
Problemas e ameaças
Conflita a ideia e objetivos basicos de manejo do parque, a atividade de viveiro florestal. - o roubo dos pinhões
Fontes
http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc
Plano de Manejo: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Plano_de_Manejo/PE_Palmas/PM_-_PE_Palmas.pdf