Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel
Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel |
Esfera Administrativa: Particular |
Estado: Bahia |
Município: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália |
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 6063 hectares |
Diploma legal de criação: Criada em 05/11/98, portaria IBAMA 149/98-N. |
Coordenação regional / Vinculação: |
Contatos: Virgínia Londe de Camargos - (73) 31668703 / 3166-8755 |
Índice
Localização
BR 367, km 37, Porto Seguro, Bahia.
Coordenadas: 8199228/8186195 N e 481290/488301 E.
Como chegar
Localizada a 15 km do centro histórico de Porto Seguro, às margens da BR 367 (logo após a Polícia Rodoviária Federal), km 37, estrada que liga os municípios de Porto Seguro e Eunápolis.
Ingressos
Não há cobrança de ingresso.
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
- Preservar a biodiversidade contida na RPPN EVC; - Propiciar a manutenção dos recursos hídricos existenstes na área da RPPN EVC; - Proteger espécies da fauna e flora ameaçadas de extinçao, tais como a Glaucis dohrnii (balança-rabo-canela); - Propiciar atividades de pesquisa e monitoramento condizentes com a categoria de manejo e o zoneamento existente; - Promover a educação e interpretação ambiental; - Ampliar a proteção de remanescentes da Mata Atlântica na área do entorno do Parque Nacional do Pau Brasil; - Integrar o manejo da RPPN EVC aos objetivos do Programa Corredores Ecológicos e outros projetos de conservação em âmbito regional/global.
Histórico
Atrações
Aspectos naturais
Relevo e clima
A temperatura média é de 24,2°C, com precipitação média variando de mais de 1.100 mm a acima de 2.000 mm anuais, distribuida mais ou menos regularmente durante os meses do ano.
Fauna e flora
Vegetação: A RPPN EVC está está localizada dentro da região fitoecológica denominada Floresta Ombrófila Densa. Estrutural e fisionomicamente esta mata muito se assemelha à Amazônica. É alta, densa, latifoliada, sempre-verde, com poucas formas biológicas e muitas espécies, com estratificação bem definida e com epífitos vasculares. A floresta apresenta-se com estruturas pluriestratificada, sendo o sub-bosque e o estrato arbóreo os mais altos, com árvores altas frequentemente salientes, atingindo muitas vezes mais de 30m. Ocorre também a vegetação de mussununga, geralmente associadas a Florestas Ombrófilas Densas de Terras Baixas, em locais de solo arenoso, úmido e fofo. Ainda persistem algumas espécies localmente extintas em outras regiões da Mata Atlântica, tais como a anta (Tapirus terrestris).
Fauna: A RPPN EVC abriga uma rica fauna de vertebrados e ainda mantém uma grande parte da biodiversidade original, apesar do intenso desmatamento já ocorrido na região.
Problemas e ameaças
Supressão de vegetação para lenha e para fins medicinais. Desmatamento do entorno e caça são as principais ameaças à fauna da RPPN EVC.
Fontes
Plano de manejo RPPN Estação Veracel.