Reserva Extrativista Marinha de Itaipu

De WikiParques
Revisão de 19h10min de 17 de novembro de 2017 por DudaMenegassi (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Reserva Extrativista Marinha de Itaipu
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio de Janeiro
Município: Niterói
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma:
Área: 3.943,28 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 44.417, de 30 de setembro de 2013
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual do Ambiente (Inea)
Contatos: Endereço: (junto à sede do Parque Estadual da Serra da Tiririca) Rua Domingos Mônica Barbosa, s/nº, Lt 04 - Recanto de Itaipuaçu - 24.900-000 - Maricá

Horário administrativo: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Telefone: (21) 2638-4411

Localização

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu está localizada no litoral do município de Niterói e abrange as praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu.

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.

Onde ficar

Em Niterói há inúmeras opções de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

A Resex Itaipu tem como seus objetivos básicos de proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais, e assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Histórico

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu) foi criada em setembro de 2013, no município de Niterói, e é a primeira unidade de conservação estadual dessa categoria no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma área de domínio público, com uso concedido às populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseie-se no extrativismo, com os objetivos básicos de proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Atrações

Os principais atrativos da Resex Itaipu são as praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu. Todas são popularmente frequentadas sendo Itacoatiara a mais procurada por surfistas e a Lagoa de Itaipu uma das favoritas para levar crianças, já que as águas são calmas.


Praia de Itacoatiara

Em tupi significa pedra-riscada, é conhecida por seu mar revolto em grande parte do ano. Esta é a praia ideal para a prática de esportes radicais como: surf, bodyboard e bodysurf. Pratica-se também nesta praia esportes bem peculiares, como o surf na montanha e o frescobol.


Praia de Camboinhas

Praia conhecida pelo atendimento de alto nível na areia pelos quiosques, onde o banhista tem todo o conforto para curtir a praia com a família e os amigos. Lá existem cadeiras, barracas, mesas e chuveiros à sua disposição. Tais facilidades fazem com que a praia seja muito solicitada por turistas do município do Rio de Janeiro nos fins de semana. Camboinhas é uma extensão da praia de Itaipu, que no passado formavam uma só praia.


Praia de Piratininga

É a praia mais extensa da Região Oceânica dividindo-se em praião e prainha. Tem o mar relativamente agitado o que possibilita a prática do bodyboard esporadicamente. As grandes curtições desta praia são a prática de vôlei de praia, futevôlei e os quiosques da orla.


Lagoa de Itaipu

É o final da Estrada de Itaipu. É a praia mais acessível e cheia. Ônibus de excursão, convencionais e turistas dividem espaço nas areias escaldantes de Itaipu. O comércio está por toda parte, entre quiosques e ambulantes.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Conflito entre pescadores credenciados e não credenciados, poluição e lixo doméstico nas areias da praia e da lagoa. A especulação imobiliária também é um problema. Em Itacoatiara, a construção de mansões em suas encostas e o possível despejo de esgoto na prainha têm gerado polêmicas.

Fontes

Decreto de Criação

Página da Resex Itaipu no site do Inea