Parque Natural Municipal Santa Cruz

De WikiParques
Revisão de 21h17min de 28 de fevereiro de 2019 por DudaMenegassi (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Municipal |State=Goias |Region=Centro-oeste |City=Catalão |Category=Parque |Biome=Cerrado |Area=30 hectares |Legal documents=Decreto nº 2153, de 24 d...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Natural Municipal Santa Cruz
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Goias
Município: Catalão
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 30 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 2153, de 24 de abril de 2015.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão - GO
Contatos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão - GO

Telefone: (64) 3441-1833 // (64) 3441-1834

Unidade de Conservação:

Endereço: Avenida Dr. Lamartine, 2338. - Ipanema - Catalão/GO CEP: 75.705-220

E-mail: matauniversitaria@catalao.go.gov.br // geoprocessamento.semmac@catalao.go.gov.br

Telefone: (64) 3441-1833

Localização

Como chegar

Ingressos

O parque ainda não se encontra oficialmente aberto à visitação.

Onde ficar

Há várias opções de hospedagem no município de Catalão.

Objetivos específicos da unidade

Conservar a biodiversidade deste ecossistema, remanescente de vegetação nativa de Cerrado dentro do perímetro urbano, bem como proporcionar práticas pedagógicas no âmbito da educação ambiental e afins, turismo e integração ao desenvolvimento social urbano.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

A área do parque está inserida na bacia hidrográfica do ribeirão Pirapitinga, afluente do rio Paranaíba, localizado especificamente no trecho de maior elevação desta bacia, onde se encontram as principais nascentes deste ribeirão e áreas importantes para a recarga do lençol freático local.

Relevo e clima

Relevo

Catalão está localizada na grande unidade de Planalto do Brasil Central, da subunidade dos planaltos e serras Goiás-Minas, onde os relevos e as feições topográficas apresentam superfícies planas, horizontais, sub-horizontais, vertentes côncavas, convexas, côncavo-convexas, às vezes colinosas e raramente escarpadas, com a presença de relevos residuais que se individualizam no conjunto do relevo.

Fauna e flora

Vegetação

A caracterização da flora e vegetação foi feita a partir de coletas de dados em campo, realizados por uma equipe de botânicos, relativos à composição florística, fitossociológica e estrutural dos remanescentes naturais ocorrentes. Para tal foram aplicadas técnicas de análise da paisagem, considerando-se aspectos referentes à fragmentação dos ambientes dentro da área proposta para a UC, bem como a sua inserção regional no tocante à conectividade com outros fragmentos preservados e proximidade a outras Unidades de Conservação. A vegetação da área do PNSSC é um fragmento florestal composto por dois tipos distintos de vegetação, um localizado em solo profundo e bem drenado com a presença de indivíduos arbóreos de mata seca e alguns indivíduos arbóreos de Cerradão, localizados na porção oeste da mata. Este fato indica que no passado a área possuía uma continuidade com um cerradão e que, ao longo do tempo e com a expansão urbana este cerradão foi retirado ou substituído, restando apenas alguns indivíduos. No total foi encontrada uma riqueza de 97 espécies pertencentes a 33 famílias.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1947