Parque Estadual Alberto Löfgren

De WikiParques
Revisão de 21h57min de 9 de outubro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Alberto Löfgren
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 187 hectares
Diploma legal de criação: Criado pelo Decreto estadual nº 25.341, de 4 de junho de 1986.
Coordenação regional / Vinculação: O Parque Estadual Alberto Löfgren é pertencente à Unidade de Conservação de Proteção Integral e é administrado pelo Instituto Florestal de São Paulo .
Contatos: Endereço: Rua do Horto,931 – Horto Florestal, São Paulo.

Tel: (11) 22318555

Localização

Parque Estadual Albert Löfgren é localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Situa-se ao sopé da Serra da Cantareira a 15 Km do centro. Constitui zona de amortecimento e área contígua ao Parque Estadual da Cantareira.

Como chegar

Há várias linhas de ônibus partindo do terminal Santana e Parada Inglesa que passam pelo local, entre as quais as de números 2740/41 Metro Parada Inglesa • Horto Florestal (ponto final),1018/10 Metro Santana • Vila Rosa e 1775/10 Metro Santana • Vila Albertina, entre outras. Caso vá de carro, há estacionamento gratuito para veículos no parque com entrada pela Av. Santa Inês.

Ingressos

Horário de Visitação:

Diariamente das 06h às 18h.

Excepcionalmente das 6h às 19h, no horário de verão.

A Entrada é franca.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Flora

O parque é rico em biodiversidade. Em relação à Flora, o Parque é constituído de uma diversidade de árvores nativas e exóticas como: eucalipto, pinheiro-do-brejo e criptomeria, Pau-Brasil, Carvalho-Nacional, Pau-Ferro e Jatobá. A UC conta também com diversas espécies de Pinheiros plantados, em 1896, pelo fundador do parque, Alberto Löfgren.

Fauna

Há várias espécies animais como: o macaco-prego, gambá, esquilos, capivaras, tucanos, socós, maritacas, garças, tico-ticoss, jacus, serelepes, garças, marrecos, martim pescadores e mergulhões, além de algumas espécies de peixes.

Problemas e ameaças

Fontes