RPPN Madeiras
A RPPN Madeiras foi criada pela Portaria n° 08/2010, com objetivo à preservação integral do meio natural, sendo vedadas todas as interferências sobre este ecossistema e tem como principal bioma a Mata Atlântica, a qual se encontra em bom estágio de conservação.
Sua configuração se compõe de um fragmento de vegetação secundária de mata atlântica com área de 124,52ha, em terreno acidentado. Parte se encontrando dentro de um vale, além de topo de tabuleiro e em algumas áreas com acentuada declividade. Detém alguns cursos de água, como o Riacho Texeira que corta parte da reserva na porção sul. A Reserva pode ser dividida em porção norte e sul, ligadas por um estreito corredor de área reflorestada em sua porção central. Esta área apresenta em suas adjacências plantio de cana de açúcar.
A Reserva Madeira foi reconhecida pela UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, garantindo a área como referência em preservação do bioma da mata atlântica no Estado de Alagoas.
RPPN Madeiras |
Esfera Administrativa: Particular |
Estado: Alagoas |
Município: Junqueiro |
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 124,52 hectares |
Diploma legal de criação: Portaria IMA/AL n° 08/2010 |
Coordenação regional / Vinculação: Usina Seresta / Projeto Restauração do Rio Coruripe (RECOR) |
Contatos: (82) 99128-0338 |
Índice
Localização
Junqueiro, Alagoas
Como chegar
Ingressos
Entrada gratuita mediante agendamento.
Onde ficar
Teotônio Vilela - Pousada São Geraldo (82) 3543-3643.
Objetivos específicos da unidade
Histórico
Atrações
Trilha interpretativa e banho de água mineral.
Aspectos naturais
Relevo e clima
A RPPN Madeiras está caracterizada como Mata Atlântica Semidecidual de encosta e está situada em uma área de transição entre a Zona da Mata e o Agreste alagoano. Parte da Reserva se encontra dentro de um vale; outras partes estão situadas em um topo de tabuleiro e em algumas áreas com acentuada declividade.
Fauna e flora
A Reserva apresenta pequenos vales úmidos, e grande variedade de vegetais, que podem ser vistos por todos os lados, revestidos essencialmente por Liquens, Briófitas, Pteridófitas e Angiopermasrupículas. É possível encontrar no local espécimes de cabotã, visgueiro, canzenzo, ingás, burdão-de-velho, jenipapo, ouricuri, embaúba, maria-preta, murici, olho-de-boi, sapucaia, sucupira, ipê-amarelo, entre outras.
O local serve de refúgio para vários animais locais como mamíferos quatis, tatus e preguiças; diversos anfíbios e répteis; e aves como o gavião-gato-do-nordeste, que se encontra ameaçado de extinção.