Parque Estadual do Pico do Itambé
Parque Estadual do Pico do Itambé |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Minas Gerais |
Município: Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas |
Categoria: Parque |
Bioma: Cerrado |
Área: 4.696 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto nº 39.398, de 21 de janeiro de 1998 |
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas (IEF) - Regional Alto Jequitinhonha |
Contatos: Gestor: Silvia Jussara Duarte Endereço: Fazenda São João, s/ nº – Santo Antônio do Itambé/MG. CEP: 39.160-000 |
Índice
Localização
Endereço da Sede Administrativa:
Fazenda São João, s/n – Zona Rural – Santo Antônio do Itambé/MG - CEP: 39.160-000
Telefone: (33) 3428-1372
E-mail: peitambe@meioambiente.mg.gov.br
Como chegar
Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR 040 sentido Sete Lagoas até o município de Paraopeba. Continuar seguindo pela BR 135 e, saindo de Curvelo, seguir pela BR 259. Neste sentido, dois acessos principais podem ser identificados, sendo um pelo município de Santo Antônio do Itambé, a sudeste do Pico, e outro pela localidade de Capivari, que se encontra no sopé do Pico a oeste, no município de Serro. Pela rodovia estadual MG-010, a partir do Serro, chega-se a Santo Antônio do Itambé, onde está localizada a sede administrativa, a Fazenda São João e também a portaria principal do Parque. Já seguindo pela rodovia federal BR 259 é possível chegar ao município de Serro, de onde se pode seguir pela estrada para Milho Verde, chegando a Capivari, onde se encontra a portaria secundária do Parque.
Outro percurso possível é sair de Belo Horizonte sentido Conceição do Mato Dentro pela MG-010. A partir de Conceição, continuando na MG-010 (60 km estrada de terra), chega-se até Serro e 20 km após, em Santo Antônio do Itambé.
Distância de Belo Horizonte: 355 km (passando por Curvelo)
251 Km (passando por Conceição do Mato Dentro)
Ingressos
Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00 horas (quarta a segunda-feira).
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Histórico
Atrações
Aspectos naturais
O Parque Estadual do Pico do Itambé possui riquezas naturais como cachoeiras, cursos d'água e vegetação únicas. Abrange em seus domínios, várias nascentes e cabeceiras de rios das bacias do Jequitinhonha e Doce. No Parque situa-se o Pico do Itambé, com seus 2.002 metros, um dos marcos referenciais do Estado.
Campos rupestres de altitude e cerrado compõem a cobertura vegetal nativa do Parque. Nos fundos de vales ocorrem manchas de solos de aluvião, de maior fertilidade, sobre os quais se desenvolve exuberante mata pluvial altimontana, onde podem ser encontradas espécies como o pau-d'óleo, a sucupira, o ipê, o cedro, o jatobá, o ingá e a candeia, entre outras. Nos campos de altitude ocorrem espécies raras e endêmicas de orquídeas.
Uma fauna bastante rica relaciona-se com a diversidade florística e com os recursos hídricos. Dentre os animais, constantes da lista oficial de animais ameaçados de extinção, destacam-se a onça-parda e o lobo-guará.
Relevo e clima
O relevo caracteriza-se por suas formações rochosas.
Fauna e flora
Problemas e ameaças
Incêndios.