Parque Natural Municipal do Trabiju

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

De origem Tupi-Guarani, o termo “trabiju” significa “água que brota do monte” ou “monte que verte água”. O parque está situado aos pés da Serra da Mantiqueira e sua riqueza de fauna e flora proporciona ao longo de suas trilhas estruturadas um lindo passeio ao ar livre. A identidade visual foi criada para traduzir as naturezas e diversidades existentes no parque, com elementos que representam a proteção da fauna, da flora, dos recursos hídricos e demais recursos naturais e turismo ecológico.



Parque Natural Municipal do Trabiju
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: Pindamonhangaba
Categoria: Parque
Bioma:
Área: 603,9 ha
Diploma legal de criação: Lei Municipal 4.900 de 27/01/2009.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Para fazer a visita monitorada ao Parque do Trabiju, basta agendar seu grupo na Secretaria de Meio Ambiente, pelo e-mail parquedotrabiju@pindamonhangaba.sp.gov.br ou telefone 3645-1797.

Localização

Estrada do Trabiju, s/no 12421-430 Pindamonhangaba, SP

Como chegar

Em Pindamonhangaba, passando em frente ao Bosque da Princesa existe uma ponte mais adiante (Coordenadas: -22.911749, -45.470870) na Rodovia Caio Gomes Figueiredo. Depois, seguindo pela rodovia por 4,5km se chega na entrada a direita onde há uma placa do parque na Estrada Municipal José Machado de Andrade (Coordenadas: -22.892092, -45.505070). Por fim, seguindo por esta estrada mais 6km está a porteira de entrada do parque (Coordenadas: -22.845253, -45.518535).

Ingressos

Entrada gratuita de segunda a sábado, com agendamento prévio.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

I - a proteção da fauna, da flora, dos recursos hídricos e demais recursos naturais; II - o estudo científico do ecossistema; III - a coleta de sementes, formação de banco genético e produção de mudas de essências nativas; IV - a educação e a interpretação ambientais; V - a recreação e o turismo ecológicos.

Histórico

Atrações

Apesar do Parque do Trabiju ainda não alcançar um modelo de referência, é um ótima opção para o turismo em Unidade de Conservação. Sua dimensão de aproximadamente 600 hectares se torna um atrativo interessante para grupos de turismo que querem fazer as primeiras inserções no turismo ecológico com caminhadas, contemplação e conhecimento da biodiversidade da área protegida visitada. Sinalização das trilhas, manutenção, vigilância constante e ocupação ordenada são importantes políticas públicas no uso público destas Unidades de Conservação. O Parque possui um Auditório para apresentações, oficinas e mantém exposição permanente com peças de ruínas datadas de 1900 da antiga estrutura de dutos que canalizaram as águas do Parque para abastecer a cidade. Possui também ossadas de mamíferos encontrados nas trilhas abatidos por seus predadores, fotografia de pesquisadores e de moradores da cidade e, maquete das estruturas que ilustram o antigo Centro de Visitantes incendiado em 2018. Temporariamente o Auditório faz o papel de Centro de Visitante juntamente do Alojamento para a estadia de pesquisadores e equipe do Parque Natural. O Alojamento possui sala de reunião, de convivência, cozinha, dormitórios, duchas e sanitários. Existem 5 trilhas abertas, sendo 4 para as atividades pertinentes à visitação pública e uma para a fiscalização.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.triprural.org.br/parque-natural-do-trabiju-unidade-de-conservacao-como-atrativo-turistico/ http://verge.com.br/trabiju/ https://www.portalr3.com.br/2020/02/parque-do-trabiju-em-pindamonhangaba-abre-agenda-para-visitacao-de-grupos/ https://www.facebook.com/parquenaturaldotrabiju/ https://partiuferiado.com.br/atracoes/parque-natural-municipal-do-trabiju-em-pindamonhangaba-sao-paulo/