Parque Estadual da Ilha Grande

De WikiParques
Revisão de 00h25min de 16 de abril de 2014 por Esgu (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual da Ilha Grande
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Rio de Janeiro
Município: Angra dos Reis
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica, Manguezal, Marinho, Marinho Costeiro"Mata Atlântica, Manguezal, Marinho, Marinho Costeiro" não está na lista (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal, Manguezal, Marinho, Marinho Costeiro, Campos Rupestres) dos valores permitidos para a propriedade "Biome".
Área: 12.052 hectares
Diploma legal de criação: Decreto de criação: 15.273/71; 2.061/78; 2.648/79
Coordenação regional / Vinculação: Inea - Instituto Estadual do Ambiente

Dibap - Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas

Contatos: Telefone: (24) 3361 - 5540 / (24) 3361 - 5800; E-mail: falecompeig@gmail.com / peig@inea.rj.gov.br ; Twitter: @peilhagrande

Localização

Av. Nacib Monteiro de Queiroz, s/n - Vila do Abraão - Ilha Grande - Angra dos Reis - Rio de Janeiro - RJ

Como chegar

Por meio de embarcações que saem de Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Angra dos Reis.

Ingressos

A entrada é gratuita.

Onde ficar

Na Ilha Grande possui diversos tipos de hospedagens.

Objetivos específicos da unidade

Preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica; Possibilitar a realização de pequisas cientificas e proporcionar o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

O local possui valiosos marcos históricos e culturais que podem ser visitados: as marcas em pedras onde os antepassados afiavam e poliam seus instrumentos; dois presídios; um aqueduto; reínas de fazendas; uma trilha com calçamento feito por escravos; além das ruínas do Lazareto, antiga fazenda comprada em 1884 por D. Pedro II, para receber e manter imigrantes vindo de países onde ocorriam doenças contagiosas. Em 1940 transformou-se na Colônia Penal Cândido Mendes, sendo demolido em 1962.

Atrações

Situado em uma ilha repleta de mistérios, lendas e natureza, o Parque Estadual da Ilha Grande é local excepcional para todo tipo de atividade, como a contemplação da natureza, o banho de mar, de rio e de cachoeira, as caminhadas e o contato com a cultura local.

Aspectos naturais

Relevo e clima

A paisagem do parque é constituída por um conjunto de montanhas e pequenas planícies, sulcadas por centenas de riachos de águas límpidas, com pequenos poços, corredeiras e cachoeiras.

Fauna e flora

Fauna: O parque hospeda diversas espécies de invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, com ocorrência de espécies endêmicas (que existem somente no local), como a rã-de-fred (Hylodes fredi).

Flora: Restingas, brejos e manguezais são biomas presentes na ilha, onde as florestas ocupam mais de 90% da área do parque, exibindo mais de 358 espécies de árvores, como o angico (Anadenanthera colubrina) e o ipê-amarelo (Tabebuia chrysotricha).

Problemas e ameaças

Há espécies ameaçadas de extinção, como o gavião-pombo (Amadonastur lacernulatus), o macaco Bugio (Alouatta guariba clamitans) que é símbolo do parque.

Fontes

Plano de manejo do PEIG